Telecom

Big Data e a Telecom – o futuro realmente é agora

Você, nos dias de hoje, provavelmente já deve ter ouvido falar em Big Data em Telecom. Mas sabe do que se trata esse sistema?

Bem, para saber o que significa essa tecnologia em Telecom, primeiramente é preciso saber o que ela é de fato.

Podemos dizer que Big Data é um grande sistema de armazenamento de dados, ou seja, é um banco de dados com alta capacidade que possibilita velocidade, variedade, volume e que pode ser estruturado ou não estruturado.]

Conheça os planos de celular do futuro, conheça o maistim.com.br!

Esses dados podem estar disponíveis em praticamente qualquer tipo de dispositivo, desde computadores e smartphones, até catracas, sensores e aparelhos de ar condicionado, ou seja, existem meios de se armazenar e obter informações em tudo o que for eletrônico ou que possuir esses componentes.

Como a análise de dados é bem-vinda em qualquer tipo de negócio, a área de Telecomunicações não poderia ficar de fora dessa tecnologia para sempre oferecer serviços de qualidade aos seus clientes.

Neste artigo você irá encontrar informações importantes sobre essa nova área, Big Data, e a influência que causa na área da telecomunicação.

Então, continue lendo este post até o final e descubra mais sobre esse sistema revolucionário!

Leia também: https://arxiv.org/pdf/1508.06369

Telecom
Fonte: https://inforchannel.com.br/big-data-em-telecom-o-futuro-esta-proximo/

O Big data e sua influência em Telecom

Como já mencionamos, Big Data é um grande volume de dados, que são gerados em alta velocidade e com grande variedade, necessitando de tecnologias inovadoras capazes de processar e armazenar de maneira organizada, todas as informações.

O Big Data pode ser utilizado para análises preditivas, funciona assim: ele capta uma enorme quantidade de dados disponíveis em qualquer dispositivo que esteja transmitindo, realiza uma análise e cria uma estratégia ou prevê determinadas situações voltadas para consumidores específicos.

E é realmente de qualquer lugar que os dados são obtidos. Podem ser nas redes sociais, em check-ins de mapas, sites, pesquisas em motores de busca e em diversos outros mecanismos onde as informações são digitadas ou enviadas.

 Saiba mais sobre o tema: https://link.springer.com/article/10.1186/s40537-016-0048-1

Análise de dados para a criação de conversões e estratégias

A análise de dados é fundamental em qualquer ramo de negócios, pois nos permite compreender o comportamento das pessoas, possibilitando então, proporcionar serviços com melhor qualidade por meio de pesquisas de mercado, além de propiciar que a empresa seja mais lucrativa.

E é justamente desta forma que conseguimos reavaliar as estratégias usadas e os modelos de negócios, tudo isso com muito mais segurança, proteção e privacidade, personalizando cada um de acordo com o gosto de determinado cliente, descobrindo de maneira rápida, o que ele busca ou precisa no momento.

Um dos maiores exemplos de uso do Big Data nos dias de hoje, é nas lojas de comércio eletrônico, onde, tanto os dados do perfil dos usuários registrados quanto as informações por eles pesquisadas são utilizados em uma estratégia para oferecer produtos que vão ao encontro daqueles de seu interesse.

Já as empresas de telecomunicações utilizam essa rede de banco de dados, para evitar evasão de seus clientes, por meio de ofertas com tarifações mais atrativas, baseadas nas buscas que o cliente faz.

Quanto à segurança de dados, muitas empresas vêm trabalhando constantemente em sistemas mais robustos de proteção dos dados, buscando evitar invasões e roubo das informações.

Porém, com o rápido avanço desse tipo de tecnologia, as empresas de Telecom precisarão se preocupar muito mais com o monitoramento das redes sem fio, tornando-as mais seguras, considerando que sua vulnerabilidade já foi constatada.

E, para os clientes, o Big Data em Telecom pode auxiliar na criação de perfis relacionados às suas necessidades, facilitando a comunicação, o envio de notificações, agendamento de visitas e atendimento mais rápido e ágil, dentre outras facilidades.

E é desta maneira que certas propagandas aparecem em anúncios, nos feeds das redes sociais, nas recomendações do youtube, etc.

Telecom
Fonte: https://www.nextbigfuture.com/2017/10/ai-automation-digital-finance-blockchain-could-boost-global-gdp-growth-by-over-2-per-year.html

O uso do Big Data

Esse tipo de sistema já vem sendo utilizado em áreas como a financeira e da saúde, mas promete ser muito útil e contribuir bastante para a evolução dos métodos de telecom.

Afinal de contas, o que o cliente espera das empresas é personalização nos atendimentos, velocidade e respostas e soluções precisas.

 Leia também: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3044/1/388093.pdf

Tráfego de dados em dispositivos móveis

Outra forma de uso do Big Data pelas empresas de telecomunicação, é para o fornecimento de dados móveis para os clientes usuários de tablets e smartphones.

Com a crescente evolução dos componentes destes dispositivos, maior velocidade do tráfego de dados é uma das coisas que os usuários mais procuram.

Portanto, investir em uma boa rede, que ofereça velocidade e segurança, é imprescindível.

Neste caso, as empresas precisarão se adequar tanto com relação à velocidade quanto com o tipo de serviço oferecido e com a máxima segurança e proteção das informações de seus clientes pois, como já mencionado, a rede sem fio é famosa por falta de segurança e vulnerabilidade.

Neste artigo você pôde conferir informações relevantes a respeito do uso de Big Data em telecomunicações, o que é essa nova tecnologia e como ela pode auxiliar no desenvolvimento das empresas.

Ficou com alguma dúvida sobre Big Data? Deixe o seu comentário aqui embaixo. Será um prazer ouvir você!

Published by